sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Por onde começar no Ruby

Após as orientações de instalação das linguagens, encontradas no post sobre linguagens dinâmicas - Ruby e Python, precisamos de material e livros para estudar e aprofundarmos nessas linguagens. Se você, como eu, tem esse interesse e está um pouco perdido, vou deixar algumas dicas abaixo.

Sobre Ruby, existe bons materiais na internet e, por isso, não vou ficar aqui reinventando a roda, se já escreveram para nós, vamos poupar tempo e digitação.

Mas, antes de tudo, Ruby é
Uma linguagem dinâmica, open source com foco na simplicidade e na produtividade. Tem uma sintaxe elegante de leitura natural e fácil escrita.
Esta é a definição encontrada em http://www.ruby-lang.org/pt/

No livro Why's (Poignant) Guide to Ruby, existe uma citação interessante que demonstra a simplicidade (não significa que não seja poderosa) da linguagem, em comparaçao ao Java:
Na livraria perto de casa, existe uma enorme estante cheia de livros de Java só esperando para tombar e cair em cima de mim algum dia. E um dia isto vai acontecer. Da forma como as coisas estão indo, um dia esta estante será tão grande que se tombar vai esmagar todos nós. Pode até mesmo dar a volta ao mundo várias vezes, esmagando as edições anteriores dos mesmos livros de Java, e as novas edições atropelando estas também.
.

Aprenda a Programar

Este é um bom material, básico sobre o Ruby, e com uma versão em português, para quem se sentir mais a vontade para ler na nossa língua. O legal que a tradução foi feita por profissionais da área, que conhecem a linguagem, como Fabio Akita. Então, você não vai encontrar traduções bizonhas, sem sentido. Tudo foi feito com cuidado. Vale a pena começar por aqui. É uma leitura agradável e rápida e já lhe dá uma visão global da linguagem.

Para quem optar pela versão em inglês, pode acessar aqui.


O Guia (comovente) de Ruby do Why

É um material diferente, divertido e você vai se aprofundar mais na linguagem. Também vale a leitura.

Para ler o material em inglês, clique aqui.

Ruby 101 – O básico de Ruby para poder utilizar tanto o Rails quanto o Cucumber

Este é um tutorial recente e muito bom encontrado no blog do Urubatan. É um tutorial extenso, mas vale muito a pena. Recomendo.

Livros

Minha dica em livros são essas:

Para a versão 1.8 do Ruby:
- Programming Ruby (2nd edition): The Pragmatic Programmers' Guide

Para a versão 1.9 do Ruby:
- Programming Ruby 1.9 (3rd edition): The Pragmatic Programmers' Guide

Esses livros, conhecidos como Pickaxe book, devido a uma imagem de uma ferramenta na capa, é considerado o guia definitivo da linguagem. O único problema que vejo é que ele traz a referência da linguagem em quase metade do livro. Porém, até chegar lá, você já terá lido mais de 400 páginas. Então, entendo esse guia como um plus.

O importante neste estudo é você aprender e ter uma base de Ruby antes de estudar Ruby on Rails. O livro pode ser utilizado como um livro de consulta, se preferir.

Cursos

Recomendo o curso da Caelum. para quem mora numa cidade que tem uma filial ou parceiro. Já fiz alguns cursos de Java, na Caelum Rio e foram ótimos. Tem dois cursos, na grade, sobre Ruby on Rails.

Nenhum comentário:

Postar um comentário