terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Linguagens Dinâmicas - Ruby e Python

Ano passado, tive meu primeiro contato profissional com linguagens dinâmicas. Na época, tive a oportunidade de dar manutenção em uma aplicação Ruby on Rails. No começo, sofri um pouco com os novos paradigmas, até conseguir fazer alguma coisa útil. Depois desse breve contato, eu acabei ficando um tempo só trabalhando e estudando Java.

Porém, no final de 2010, voltei a me dedicar ao estudo dessas linguagens e tenho dedicado meu tempo a duas dessas linguagens: Python e Ruby. Claro que o tempo é escasso, mas tenho focado para tirar o melhor proveito eme aprofundar cada dia mais.

Ruby e Python tem se tornado um grande vício em minha vida. Da mesma forma que o pessoal vai pra casa a noite para ficar horas jogando, estou me viciando de ir pra casa estudar Ruby e Python que, para mim, é uma grande diversão. Fico fascinado com a facilidade de, por exemplo, lidar com listas, iteraçoes, etc. Creio que essas duas linguagens, com seus frameworks web Rails e Django, vieram para ficar.

Então, quero compartilhar com aqueles que desejam , sobre essa apaixonante viagem. Claro que não vou ficar aqui detalhando sobre as linguagens, mas dando algumas dicas que achei interessante e onde estudar, afinal, material na internet não falta.


Para começar, você pode me perguntar: Ruby ou Python? Sinceramente, ainda não consegui nenhuma resposta. As duas, para mim, são ótimas. Já ouvi algumas pessoas defendendo uma em detrimento da outra, mas, no meu caso, não cheguei a nenhuma conclusão, quer dizer, cheguei sim: as duas. Pode ser que no futuro eu tenha uma escolha ou resposta.

Iniciando ...

A primeira coisa que precisamos fazer, é claro, instalar o interpretador para essas linguagens.


Python no Linux
Se você tem o privilégio de usar uma distro Linux, como Ubuntu, então, o python já está instalado.

Python no Windows

Usuários do Windows precisam fazer o download do Python e instalá-lo.
Visite a página de downloads do Python em http://www.python.org/download/ e escolha o instalador para sua arquitetura, além de escolher a versão do Python desejada, no caso, existe a possibilidade de instalar a versão 2.7.1 ou 3.1.3.

Neste momento, tanto faz qual versão você vai instalar, porém, o framework web Django, ainda não foi atualizado para a versão 3.1.3 do Python.


Ruby no Linux
No Linux, como super usuário, instale o Ruby.
No ubuntu faça:

sudo bash
apt-get install ruby-full



Ruby no Windows
Acesse http://www.ruby-lang.org/pt/downloads/ e siga as orientações em Ruby em Windows.


Sugiro utilizar a versão do Linux. Caso não conheça o Linux, recomendo instalar a versão 10.10 do Ubuntu e aprender a usar esse sistema operacional.


Nos próximos posts, vamos nos aprofundar nessas linguagens.
A idéia é após detalhar sobre elas, falar um pouco sobre Rails e Django.

Nenhum comentário:

Postar um comentário